#PraCegoVer: a figura mostra três pessoas com destaque. A sala tem cores predominantes em tons cinzas e tem mais quatro pessoas ao fundo da sala., sem destaque. Das três pessoas da imagem, dois são jovens adolescentes estudantes acompanhados pelo professor. Os dois jovens estudantes aparecem com mais destaque, estão vestidos com camisetas iguais nas cores azul e branca, trata-se do uniforme da escola e o professor está com um paleto preto e camisa branca. O primeiro estudante que aparece de mais perto, está sentado manuseando a máquina de costura, enquanto o outro estudante esta em pé ajudando o colega, enquanto isto o professor observa o trabalho dos dois jovens estudantes.
A prática pedagógica apresentada aos leitores trata-se uma ação elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Na bibliografia consultada a instituição supracitada apresenta ações empreendidas para inclusão de cidadãos, não só com deficiências físicas, mas também aborda a questão da diversidade, da pluralidade de sujeitos presentes na sociedade e que são temas de discussão nos mais variados segmentos sociais.
Um dos casos que é
relatado na bibliografia é a inserção profissional de cadeirantes na profissão
de costureira industrial. O projeto de profissionalização desenvolveu pesquisas
de caráter tecnológico para o desenvolvimento de adaptações nas máquinas de costura
industrial, nas quais os mecanismos dos pés pudessem ser todos manuais, possibilitando
o manuseio das máquinas. Tal mecanismo
foi produzido com material de baixo para não encarecer o equipamento. O
programa de educação profissional do SENAI criou mecanismo para oferecer
possibilidades de educação profissional e inserção dos cadeirantes.
Esta prática pode não ser entendida dentro daquilo que estamos acostumados,
ou que temos em mente como prática pedagógica, mas faz parte do contexto de inclusão
profissional dos Institutos Federais e demais instituições educacionais técnicas
e tecnológicas. Cabe a reflexão do quanto estamos acessíveis para oferecer
cursos técnicos que proporcione a inclusão destes sujeitos. Além de oferecer
oportunidades de formação humana, qual a nossa real condição de ofertar a inclusão
profissional dos jovens e adultos no mercado de trabalho.
Bibliografia
Bibliografia
Inclusão na
Educação Profissional do SENAI / Loni Elisete Manica [et al.]. –Brasília:
SENAI/DN, 2011. 185p.
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