#PraCegoVer: imagem com fundo azul claro, com figuras também na cor azul, de um olho, carrinho de bebe e um idoso. No meio da imagem uma figura em tom de azul mais escuro com um globo representando o planeta, dentro do globo está escrito inclusão e acessibilidade. Ao redor deste globo tem quadro desenhos na cor laranja: o primeiro, a esquerda uma idosa, logo abaixo mulher empurrando um carrinho de bebe; o terceiro desenho a direita um cadeirante, abaixo uma mulher grávida. Logo abaixo do globo terrestre tem cinco desenhos também na cor azul, o primeiro da esquerda para a direita, um idoso, um obeso, um cego, um surdo e um cadeirante.
Trabalhar a prática e reflexão
educativa passa por múltiplas questões, dentre elas a inclusão e acessibilidade.
Acessibilidade de modo mais amplo podemos entender como infraestruturas materiais
e recursos tecnológicos pensadas e desenvolvidas para facilitar o acesso não
apenas dos indivíduos com deficiência mas para todos os integrantes da
sociedade. É importante destacar que a acessibilidade
não é para segregar espaços, separar os indivíduos um dos outros, demarcar
lócus de pertencimento, mas são recursos disponíveis para facilitar a vivência,
integração e as relações de reciprocidade.
É
interessante frisar que a evolução do conhecimento fomentou o desenvolvimento
dos recursos tecnológicos possibilitando e muito acessibilidade da informação, a
comunicação em diferentes mídias e linguagens, além das novas formas de relacionamento
e integração. As tecnologias idealizadas/desenvolvidas se tornaram recursos facilitadores
para mais voz e visibilidade aos portadores de deficiência. Este local de
espaço da fala pode ser empregado na caminhada de defesa dos direitos adquiridos
como fomentar a discussão sobre novas reivindicações. Os indivíduos deficientes
estão fazendo uso dos novos canais de mídias disponíveis para colocar suas
reflexões, formar grupos de discussão entre eles e com toda a coletividade. Por
meio destes canais é possível saber o que eles pensam, o que querem e como
querem com mais rapidez e maior abrangência.
Outro parêntese a feito é sobre
a capacidade da sociedade de ao longo dos anos, colocar-se aberta para dialogar
sobre a multiplicidade de indivíduos que compõe a coletividade. O entendimento
sobre esta diversidade social contribuiu para a inserção de novas teorias
educacionais, bem como técnicas de ensino-aprendizagem, criação de espaços públicos
de debates, envolvimento dos órgãos de pesquisa e universidades. Tendo o
intuito de trabalhar no desenvolvimento de outras ferramentas que possam
melhorar a qualidade de vida e inserção de todos.
Tem-se
consciência que a sociedade ainda precisa romper muito barreiras, estigmas, estereótipos,
paradigmas com relação as pessoas com deficiência. Um dos objetivos da
sociedade é procurar por relações baseadas no respeito as diferenças tendo
ciência que a constituição sociedade é baseada na diversidade. Mas não podemos
nós furtar de mencionar que várias mudanças foram constatadas desde a década de
60. A pressão dos grupos, das organizações sociais foi importantíssima para
iniciar este quadro de mudança.
Mudar
uma visão de mundo, não é uma tarefa fácil, de curto prazo, requer uma luta
diária utilizando a educação como uma das suas ferramentas, propiciando o diálogo
constante e práticas de inclusão. A acessibilidade é o primeiro passo para
caminhar para a inclusão. A inclusão plena se dará quando acontecer de modo
espontâneo, principalmente no pensamento dos indivíduos, quando estiver
internalizado a ideia que as diferenças existentes são algo intrínseco aos indivíduos
e logo na composição da sociedade.
Para
se chegar a este nível de pensamento/ação, a sociedade terá que percorrer um caminho
longo. Caminho este nada simples, pois trabalhar e promover mudanças em
valores, conceitos ideias muitas vezes tidas como universais são questões
bastante complexas que exigem longo prazo. Mas faz parte da trajetória da
humanidade trabalhar o relacionamento humano, as questões de inclusão/integração,
o que possibilitará a mudança de pensamento e a reflexão sobre o que é ser
humano.
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