domingo, 9 de outubro de 2016

“A pessoa com deficiência na minha história de vida”.



Quando se fala em pessoas com deficiências, pensando na minha infância, me vem a mente crianças com algum tipo de deficiência mental e estas frequentavam um único tipo de escola a APAE.

Enquanto criança não tive contato com outras com algum tipo deficiência. No colégio, também uma escola técnica pública não havia adolescentes com tais condições. Fui entrar em contato com outros estudantes com algum tipo de deficiência apenas na graduação, o que me causou surpresa quando vi um cego caminhar e frequentar as aulas na faculdade.

A primeira impressão que tenho é que com as conquistas dos marcos legais, as crianças, jovens e adultos com deficiências passaram a mostrar mais a "cara", sair dos muros familiares, para chegar-se ao espaço público.

A conquista dos marcos legais, não significa apenas o direito instituto por meio das legislações, mas traz também a valorização da identidade, o debate sobre a inserção destas pessoas em diversos setores sociais, sejam em instituições educacionais, bem como sua inserção no mundo do trabalho, nos esportes e etc.
Trata-se do empoderamento, da visibilidade nas esferas da vida pública.

Recentemente tive o meu primeiro contato com um servidor com deficiência que foi admitido por meio das cotas no IFSP.

Estes cidadãos juntamente conosco tem um longo caminho a percorrer para uma inserção cada vez mais concreta na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário